Rio – Pesquisa realizada pela Global Monitor em 31 países dos cinco continentes mostra que o Brasil pulou da sétima para a sexta colocação no ranking do empreendedorismo. De acordo com o estudo, 12,9% da força de trabalho do país estão iniciando novos empreendimentos ou são proprietárias de negócios criados há menos de um ano e meio. Isso representa um total de 13,5 milhões de brasileiros empreendedores
Cinqüenta e três equipes de universitários fluminenses já se inscreveram na etapa estadual do Desafio Sebrae 2004. O objetivo do Desafio é disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes brasileiros de todas as áreas.
A gerente do Desafio Sebrae no Rio de Janeiro, Fabiana Pereira, diz que a expectativa este ano é superar os cinco mil participantes inscritos em 2003, atingindo seis mil concorrentes no estado. No Brasil, a meta é totalizar 65 mil participantes, contra os 54 mil registrados em 2003.
Hoje, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deflagrou em todo o país uma campanha de divulgação do projeto em outdoors e cinemas, para obter uma maior adesão.
Fabiana Pereira diz que os universitários devem se apressar e inscrever suas equipes. Assim, nessa fase inicial, poderão concorrer aos chamados prêmios de aquecimento.
A equipe vencedora no Rio de Janeiro poderá participar de cursos do Sebrae/RJ e ganhará troféu. Já os integrantes da equipe que ganhar a etapa nacional serão premiados com uma viagem internacional a um centro de incubadoras de empresas, especializado em cultura empreendedora, no qual conhecerão vários projetos em andamento.
Fabiana Pereira informa que o projeto do Desafio Sebrae pretende atingir o universo de pessoas que normalmente não são incluídas nos processos de gestão, como médicos, veterinários, professores de educação física e psicólogos.
As inscrições para o projeto terminam no dia 11 de junho. Só podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br, informa Fabiana Pereira. As equipes de universitários deverão ter entre três e cinco participantes. Não precisam ser necessariamente da mesma universidade. A taxa de inscrição por equipe é de R$ 25,00.
Brasil é o sexto país em empreendedorismo
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade