Brasília – Os governos do Brasil e de Moçambique firmaram nesta sexta-feira (8) protocolo de intenções para intercâmbio de projetos destinados ao jovem. É a primeira vez que o Brasil firma acordo na área de juventude com um país africano, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República.
De acordo com o ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, David Simango, uma das propostas é que uma equipe técnica brasileira discuta, em Moçambique, parceria para a capacitação de jovens empresários. ?Sugerimos que no primeiro trimestre de 2007 possamos fazer uma discussão técnica para elaboração de um programa de formação de jovens moçambicanos para iniciativas empreendedoras e de geração de renda?, disse o ministro.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, informou que o protocolo está dentro da meta do governo de aproximar brasileiros e africanos. ?Ele (presidente Lula) já visitou 17 países africanos e em todos eles fez convênios de cooperação. Esses convênios têm que se tornar realidade nas diversas áreas de governo lá e cá?, disse.
A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, participou da cerimônia de assinatura do protocolo, realizada no Palácio do Planalto.