Brasil e mais cinco países começam a redigir ata do Banco do Sul

Buenos Aires (Argentina) – Representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Equador se reuniram nesta sexta-feira (23) em Buenos Aires para fazer o primeiro esboço da ata de constituição do Banco do Sul.

Os funcionários terão vários encontros até terça-feira, quando deve estar pronta uma primeira versão sobre como o banco se organizará, seus órgãos de administração, assembléias e operações que poderá realizar, entre outros aspectos, informaram fontes do Palácio da Fazenda.

A constituição do Banco do Sul foi impulsionada por Argentina e Venezuela. Há duas semanas, o Brasil anunciou a decisão de somar-se à comissão que vai definir os objetivos da instituição financeira sul-americana.

Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli, se reuniram e avançaram também em temas como a eliminação da dupla tributação no comércio bilateral e a utilização de moedas locais para as transações entre os dois países, a partir do dia 1º de julho.

?Temos a responsabilidade e o critério comum de criar uma nova instituição para buscar a solução dos problemas de financiamento de nossos países?, disse Miceli na ocasião.

Mantega se mostrou favorável a ?aproveitar as estruturas do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e da Corporação Andina de Fomento (CAF)?, os organismos financeiros multilaterais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo