continua após a publicidade

Brasília (AE) – Brasil e Estados Unidos vão fazer um encontro bilateral no fim deste mês, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, para discutir a relação comercial e as negociações multilaterais em curso. O encontro foi acertado, neste sábado, em telefonema feito pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoelick. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em Davos, deve participar do encontro.

Segundo o Itamaraty, o telefonema foi para Amorim cumprimentar Zoelick por sua indicação para o Departamento de Estado dos Estados Unidos, onde será o número dois da futura secretária Condoleezza Rice. Ficou combinada uma reunião ministerial em Davos, com cerca de 25 países. O objetivo do encontro é buscar caminhos que permitam avanços na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que pretende liberalizar o comércio mundial.

Durante a conversa foi discutida também a candidatura do embaixador brasileiro Felipe de Seixas Corrêa à presidência da OMC. O secretário americano teria dito a Amorim que Corrêa, atual embaixador do Brasil em Genebra, é um bom nome para o cargo. Amorim também abordou na conversa a relação dos Estados Unidos com a América Latina, mas não foi divulgado o teor desse tópico. O Brasil, no entanto, alimenta esperanças de que a interlocução americana com a região seja facilitada com a indicação de Zoelick.

continua após a publicidade