A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou nesta quinta-feira (8) que acertou com o subsecretário de Estado dos Estados Unidos para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, uma parceria para fazer um projeto piloto, em um país do Caribe, voltado para a produção de biocombustíveis, como o etanol. Segundo a ministra, o encontro que teve nesta quinta-feira com o subsecretário foi muito produtivo. Burns, segundo Dilma, manifestou "imenso interesse" numa parceria estratégica entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil.

continua após a publicidade

A ministra disse que o governo dos EUA considera o Brasil "um dos protagonistas" na indústria de biocombustíveis. "No caso do etanol, eles propuseram a parceria para atuarmos em terceiros países", relatou Dilma.

A ministra contou ainda que, no encontro com Burns, o governo brasileiro enfatizou a importância da participação dos grupos privados nacionais nesse tipo de parceria com os EUA, pois eles possuem a experiência. "A sugestão foi bem recebida. O ator principal deve ser o investidor privado", relatou Dilma. Ela disse acreditar que é possível, nessa parceria, fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos. "Usando a expressão do subsecretário, que disse que nós temos uma boa relação, mas ela pode ser uma grande relação.

continua após a publicidade