Brasil e Canadá precisam recuperar o tempo perdido, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que Brasil e Canadá precisam "recuperar o tempo perdido" no âmbito do comércio bilateral. "É preciso reconhecer que ainda estamos distantes do potencial de nossas economias", disse Lula, durante visita de trabalho do primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, ao Ministério das Relações Exteriores. Segundo Lula, os investimentos canadenses no Brasil não chegam a 2% do total que o Canadá investe no exterior. O comércio entre os dois países em 2003 foi de US$ 2 bilhões.

Lula garantiu que, durante o encontro, os dois países avançaram nas conversas sobre indústria aeronáutica, uma das questões que têm tumultuado a relação entre Brasil e Canadá. Ele anunciou que os dois países estão "aprofundando a compreensão e ampliando a confiança para a conclusão de acordo no mais curto prazo possível".

As relações entre os dois países ficaram estremecidas por causa da disputa comercial entre as fabricantes de aviões Bombardier (canadense) e Embraer (brasileira) na Organização Mundial do Comércio (OMC), a partir de 1996. Uma das primeiras queixas canadenses era de que a Proex estaria subsidiando a Embraer, permitindo-lhe concorrer com a Bombardier em condições incompatíveis com o Acordo sobre Subsídios e Medidias Compensatórias da OMC.

O primeiro-ministro do Canadá disse que seu país também espera que todos os problemas na área da indústria aeronáutica sejam resolvidos com o Brasil.

Lula também anunciou que os dois países estão trabalhando juntos na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti. Ele adiantou que Brasil e Canadá estão mobilizando a comunidade internacional para acelerar a liberação dos recursos prometidos àquele país. Em breve, segundo o presidente, será enviada ao Haiti uma missão conjunta de cooperação técnica em matéria de saúde pública.

Sobre a luta mundial contra a fome, Lula destacou que tanto Brasil quanto Canadá estão empenhados em somar esforços na luta mundial contra a fome e a pobreza. "Esta é uma responsabilidade de países em desenvolvimento e desenvolvidos. Estamos determinados a passar do discurso à ação".

Durante a visita de Martin ao Brasil, os dois países firmaram memorando de cooperação na área ambiental, visando à implementação de iniciativas na área de mudança do clima. Lula anunciou que deve visitar o Canadá no próximo ano e almoçou com o primeiro-ministro Martin no Itamaraty.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo