A seleção brasileira garantiu nesta sexta-feira, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o seu quarto título do Mundial Sub-20, ao derrotar a Espanha por 1 a 0. A seleção brasileira igualou a marca da Argentina, que até então era a maior vencedor em Mundiais sub-20. O Brasil completou a “tríplice coroa”.

O Brasil já é o atual campeão da Copa do Mundo (conquistou o título em 2002, no Japão e na Coréia do Sul). O Mundial sub-17 foi vencido neste ano na Finlândia diante da Espanha (1 a 0 na final) e sob o comando do atual técnico da sub-20, Marcos Paquetá, o primeiro treinador a ganhar dois Mundiais num mesmo ano por categorias diferentes.

O jogo
O jogo não poderia começar melhor para o Brasil. Logo aos 4min, o zagueiro Melli foi expulso por cometer falta do último homem em Nilmar, que disparava para o gol num contra-ataque. Com um atleta a menos, os espanhóis precisaram se adequar ao jogo ofensivo do Brasil, que partiu para cima com toda força.

Embora tenha dominado a partida na etapa inicial, a seleção brasileira cometeu o mesmo pecado das primeiras partidas neste Mundial: errou nas finalizações. Apostando na velocidade de Daniel Carvalho e na movimentação constante de Nilmar e Kléber, o Brasil foi sempre perigoso.

Quando o goleiro Riesgo não evitou o gol com boas intervenções, o Brasil parou no travessão adversário. Foi assim aos 6min, quando o lateral Daniel Alves acertou um belo voleio, Riesgo deu um tapa na bola e ela parou no travessão.

Aos 28min, Daniel Alves cobrou escanteio e o zagueiro Adaílton acertou uma forte cabeçada, que também tocou no travessão.

A Espanha também teve uma boa chance na primeira etapa. O habilidoso meia Iniesta aproveitou o espaço na defesa brasileira, invadiu a área e chutou rasteiro. Jefferson, bem colocado, defendeu com segurança.

O início do segundo tempo não foi bom para os brasileiros, que passaram a errar muitos passes e permitiram que a Espanha, mesmo com um jogador a menos, equilibrasse a partida.

Aos 13min, Kléber desperdiçou a melhor chance brasileira na partida. Ele recebeu a bola dentro da área, driblou o goleiro espanhol, mas deixou a bola correr até a linha de fundo e perdeu o ângulo na hora de finalizar.

Aos 42min, o Brasil chegou ao gol do título. Daniel Alves cobrou escanteio e Fernandinho, do Atlético-PR, acertou uma cabeçada certeira, no ângulo de Riesgo. Nos minutos finais, a seleção brasileira segurou a bola e esperou o tempo passar.

Brasil: Jefferson, Daniel, Alcides, Adaílton e Adriano; Jardel, Dudu Cearense, Juninho (Fernandinho) e Daniel Carvalho; Kléber e Nilmar (Dagoberto).Técnico: Marcos Paquetá Espanha: Riesgo, Bouzón, Melli, Carlos García e Peña; Vitolo, Gabi, Juanfran e Iniesta; Pina (Gavilán) e Sergio García. Técnico: Armando Ufarte. (Correio Web)

continua após a publicidade

continua após a publicidade