Brasil e Argentina assinam acordos de cooperação em diversas áreas, nesta quarta-feira (30), data em que se comemora a parceria estratégica iniciada há 20 anos pelos então presidentes José Sarney e Raúl Alfonsin. As assinaturas dos documentos ocorrem na cidade de Puerto Iguazú (Argentina), com a participação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner.

continua após a publicidade

O chefe do Executivo brasileiro chega ao país vizinho às 10h30, acompanhado de ministros. Confirmaram presença Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; e Fernando Haddad, da Educação. Às 10h45, Lula e Kirchner reúnem-se reservadamente e depois assinam atos ? em que vão firmar o Compromisso de Iguazú ? e de declaração à imprensa.

Durante a solenidade, os dois presidentes assinam documento sobre cooperação no setor nuclear, com o uso pacífico da energia atômica. Outros acordos também serão fechados hoje no encontro entre autoridades do Brasil e da Argentina. O ministro da Educação, Fernando Haddad, por exemplo, assina protocolo de intenções para o ensino do espanhol ou do português como primeira opção à língua oficial de ambos os países. Na área de energia estão previstos acordos sobre gás natural e de aproveitamento hidrelétrico do trecho compartilhado do rio Uruguai. No setor trabalhista, os dois países devem fechar acordos de combate ao trabalho infantil, de inclusão de jovens no mercado e de cooperação na área de segurança e saúde dos trabalhadores. Outros compromissos bilaterais serão firmados nos setores de agricultura, transportes, telecomunicações, esporte e cultura.

Sobre a cooperação na fronteira, Brasil e Argentina vão assinar acordos que prevêem, entre outros pontos, a criação de um documento de trânsito que vai garantir ao seu portador, por exemplo, saúde e educação nas áreas fronteiriças. Após a cerimônia de assinatura de atos, o presidente brasileiro e comitiva vão ser homenageados com um almoço oferecido pelo mandatário argentino. Às 15h30, Lula deixa o país com destino a Curitiba.

continua após a publicidade