O Ministério da Saúde vai enviar remédios no valor de R$ 580 mil ao Uruguai. Por três meses, 35 mil pessoas usarão medicamentos e vacinas doados pelo governo brasileiro a pedido do governo uruguaio. A doação inclui 30 mil frascos de insulina, uma tonelada de remédios para tuberculose e dez kits de antiinflamatórios e antitérmicos.
Os uruguaios também receberão dez mil doses de vacina contra febre amarela, cinco mil contra sarampo e duas mil contra gripe. Além disso, serão enviada mil doses de soro antiofídico. O avião da comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso, que viajou hoje para o Uruguai, levou os dez kits de farmácia básica com 33 tipos de medicamentos cada um.
Neste ano, o Brasil já doou vacinas, insulina, antibiótico e até remédios do coquetel antiaids para a vizinha Argentina, que passa por uma crise econômica. A doação foi equivalente a R$ 5,5 milhões. A República Dominicana também está entre os países beneficiados com a doação de vacinas. Foram 500 mil doses da tríplice, que combate a coqueluche, o tétano e a difteria.