O Brasil doará para a Argentina 1,25 milhão de doses de vacina tríplice viral, que previne a difteria o tétano e a coqueluche. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Saúde, Barjas Negri, que abriu reunião entre ministros da saúde do Grupo dos Quinze( G-15), integrado por países da África América Latina e Ásia.
Negri informou que o Brasil financiará, em outros países em desenvolvimento, dez projetos de prevenção da aids e tratamento de portadores do HIV. Cada um receberá R$ 250 mil por ano, incluindo doação de remédios. Os laboratórios oficiais fabricam oito dos 14 anti-retrovirais que compõem o coquetel antiaids. O País é exemplo na distribuição de remédios para a pacientes com aids, o que vem ajudando a controlar a epidemia.
Iniciativas como essas estão em debate nos dois dias de reunião do G-15. Em pauta ainda estão a transferência de tecnologia, vigilância epidemiológica em fronteiras e experiências, como a brasileira, na negociação com multinacionais para redução de preço de medicamentos e da fabricação de genéricos e remédios para aids. A Índia, maior produtora de insumos, também participa do encontro.