O Brasil enfrentará as Antilhas Holandesas, pela Copa Davis, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, segundo anunciou nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O confronto da semifinal do grupo 2 do Zonal Americano acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho e será a chance da equipe brasileira voltar para a segunda divisão do torneio.

continua após a publicidade

O local escolhido foi o Centro de Eventos Cau Hansen, um moderno complexo esportivo-cultural na cidade. Para os jogos da Davis, será construída, a partir do dia 2 de junho, uma quadra de saibro coberta. Inicialmente, o mando de jogo era das Antilhas Holandesas, mas, sem condições financeiras, o país caribenho repassou o direito ao Brasil.

Segundo o presidente da CBT, Jorge Lacerda da Rosa, que comandava anteriormente a Federação Catarinense de Tênis, a escolha de Joinville trará um grande benefício financeiro à entidade.

"Joinville foi escolhida porque, dentre todas as cidades que se ofereceram para receber a Copa Davis, esta foi a única que ofereceu grandes vantagens econômicas e que nos oferece um espaçõ para a realização não apenas do confronto, mas de outras atividades relacionadas ao desenvolvimento do tênis", explicou Jorge Lacerda da Rosa.

continua após a publicidade

Entre os outros eventos previstos para acontecer na época da Davis está um curso para treinadores. E o governo de Santa Catarina também prometeu doar um terreno para a CBT em Florianópolis, onde será construído um centro de treinamentos para o tênis brasileiro.

Além disso, Joinville planeja usar a quadra que será construída para sediar um torneio do ATP Tour. "Estamos fazendo um pool de empresários da região para arrecadar o valor necessário para comprar a data", revelou o vice-prefeito da cidade catarinense, Rodrigo Bornholdt.

continua após a publicidade