Brasília – Para garantir a qualidade dos produtos agrícolas comercializados no Brasil o governo federal pretende implementar em agosto o Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa).
A idéia é adotar um critério único para fiscalização sanitária e controle dos produtos de origem animal e vegetal, como leite, carnes, frutas e verduras. Para tanto, o sistema vai integrar os serviços de inspeção dos municípios, estados e União, permitindo a comercialização desses produtos em todo o país.
Segundo o assessor especial da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Herlon de Almeida, um dos objetivos do novo sistema é incentivar a agricultura familiar. "Com a implantação do Suasa, as agroindústrias terão acesso a todo o mercado nacional. Isso potencializa a lucratividade da agricultura familiar".
O Suasa vai envolver o trabalho de técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, da Agricultura, do Planejamento e do Orçamento e Gestão e firmar parceria com os serviços de inspeção estaduais e municipais.