A delegação brasileira que participa da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), em Curitiba, deve anuncia na manhã de hoje (14) a posição que o governo federal vai assumir com relação à identificação dos carregamentos transfronteriços contendo produtos transgênicos. A reunião será encerrada na próxima sexta-feira (17).

continua após a publicidade

Ontem (13) à noite, em nota oficial, o Ministério do Meio Ambiente comunicou que o Brasil vai defender o uso da palavra "contém" nas cargas de organismos vivos modificados, com informações sobre o processo de produção, transporte e armazenagem.

Há pouco, em entrevista à imprensa, a titular da Secretária da Convenção sobre Diversidade Biológica, Cyrie Sendashonga, disse que espera ser comunicada oficialmente da posição, mas esclareceu que qualquer país, mesmo depois de comunicar sua posição, pode alterá-la.

"O Brasil é um país muito ativo na diplomacia; tem diplomatas muito habilidosos, que ainda podem rever esta posição", afirmou. Segundo ela, mudanças de posição são comuns quando o assunto depende do consenso de vários países.

continua após a publicidade

Cyrie afirmou que dá para perceber consenso entre os países participantes da MOP-3 de que qualquer que seja a decisão final tem que haver um equilíbrio entre os interesses dos países exportadores e dos importadores. "É para esse fim que estamos aqui reunidos".

MOP (Meeting of Parties) é a sigla usada no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica ? CDB, para designar a reunião dos países membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. Nessas reuniões, os representantes dos países membros analisam documentos e tomam decisões sobre as medidas necessárias à implementação e ao cumprimento do protocolo.

continua após a publicidade