?Brasil das Águas? apresenta resultados ao Ministério do Meio Ambiente

ecoterra.jpgDepois de 14 meses, a expedição "Brasil das Águas" terminam as coletas da qualidade da água em rios, lagos e reservatórios hídricos do país. O projeto encerrou a coleta de amostras e apresenta os resultados brutos à ministra Marina Silva.

A equipe, liderada por Gérard e Margi Moss, percorreu 120 mil km, o equivalente a duas voltas em torno da Terra, e identificou os pontos em que as águas ainda estão limpas nas regiões brasileiras. No total foram 1170 pontos de coleta. O diferencial da expedição é o hidroavião anfíbio "Talha Mar", que tem tecnologia de coleta e análise a bordo desenvolvida para o próprio projeto e considerada pioneira no mundo.

No final do projeto foi constatado que as águas do Nordeste, proporcionalmente, são piores do que as águas do Sul e Sudeste do Brasil. Apesar da população naquela região ser menor e a água mais escassa é possível perceber como, independente do número de pessoas, o efeito sobre a qualidade da água pode ser drástico. No sul do Brasil, o rio Tietê, na foz com o rio Paraná, apresenta águas limpas. Os integrantes do projeto comentam sobre as represas no caso do Tietê. "A capacidade de auto-regeneração dos rios é interessante e as represas funcionam como tanques de decantação, o que no caso do Tietê, segura os resíduos e decantam a água a uma boa distância da foz com o Paraná", afirma Margi Moss, pesquisadora e fotógrafa da expedição. Na região Norte é onde existe a maior possibilidade de águas limpas.

Como as coletas terminaram apenas há quinze dias, o relatório final será escrito por pesquisadores brasileiros até março. Mas segundo Margi Moss "não há duvida sobre a importância de cuidar das nossas águas doces, mesmo com o luxo que o Brasil tem de ser dono de 12% das águas doces disponíveis do planeta. Infelizmente, no momento, a tendência é sempre desperdiçar mais." A equipe também está preparando um livro fotográfico com as imagens das águas doces do Brasil.

www.ecoterrabrasil.com.br 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo