Brasil crescerá com base na estabilidade, diz Meirelles

O engenheiro e presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, acredita que o País deverá manter a atual política econômica num eventual segundo mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que esta eleição tem diversos resultados importantes, diversas conclusões", disse o presidente do BC para O Estado.

"Um deles (resultados) é que a população, de fato, apóia e se beneficia da inflação baixa", disse. "A inflação alta beneficia apenas aqueles que são capazes de aumentar preços. Portanto, uma das grandes vitórias do presidente Lula foi exatamente trazer a inflação para as metas", afirmou.

"E isso, juntamente com o equilíbrio externo, com saldo de conta corrente e com toda a estabilização da economia brasileira, faz com que o Brasil não só enfrente o período eleitoral com absoluta tranqüilidade econômica, mas, e o mais importante, é que a aprovação do governo mostra que o povo aprova esta política econômica", acrescentou o presidente do BC. Ele votou, em segundo turno, no colégio Lyceu de Goiânia, local onde fez o Curso Primário (antigo I Grau).

Na semana passada, Henrique Meirelles comentou que o Brasil, nos últimos quatro anos, conseguiu romper com as vulnerabilidades externas – tidas como barreiras para o crescimento do País. Hoje ele afirmou que o aval do eleitorado às políticas econômicas, e o controle inflacionário exercido pelo governo, o País dará novos passos visando o crescimento econômico: "Vamos tomar as medidas necessárias para ir, agora, além das estabilização", disse Meirelles.

Ao ser questionado sobre a hipótese de permanecer com Lula para comandar as chamadas reformas estruturais (Tributária, Custo Brasil etc), Henrique Meirelles não foi incisivo, como se esperava, mas respondeu com a segurança de quem já tem a cadeira do BC conquistada.

"Nós vamos continuar defendendo a idéia de que o País tem de crescer com base na estabilidade", afirmou. "E não pode tentar métodos que só trazem instabilidade, inflação alta e esperanças frustradas", acrescentou. O presidente do BC deu sinais de que o crescimento será vigoroso, contínuo e de longa duração. "O País está em condições excepcionais para crescer, baseado na estabilidade econômica", disse Meirelles.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo