Brasil conquista a prata no Pré-Pan de Ginástica Artística

  Marco Antônio Barbosa / COB
Marco Antônio Barbosa / COB

As ginastas brasileiras deram
um show no Riocentro.

Rio de Janeiro (AE) – Mesmo sem a principal estrela, a gaúcha Daiane dos Santos, a seleção brasileira conquistou, neste sábado, a medalha de prata por equipe no Pré-Pan de Ginástica Artística, realizado no pavilhão 4 do Riocentro. Os Estados Unidos ficaram com a de ouro e o Canadá, com a de bronze. Cuba terminou em quarto lugar, seguido por México, Argentina e Porto Rico. Estes países se classificaram para o Pan-Americano de 2007 no Rio.

O Brasil, como país-sede, tem presença assegurada. Mesmo assim a participação das ginastas brasileiras pode ser considerada boa. Na classificação individual geral, Daniele Hypólito ficou em segundo lugar e Laís Souza, em terceiro. A norte-americana Chellsie Memmel, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo de 2003, sagrou-se campeã, totalizando 37,431 pontos ? quase 4 décimos acima de Daniele.

"O resultado foi bom. Não achei que competi mal", declarou Daniele, após a premiação. Ela deixou a entender que sentiu-se prejudicada pela arbitragem na aplicação das notas. "Não dependo só de mim para vencer. A ginástica é muito subjetiva, mas os juízes estudarem para isso", amenizou.

A caçula da equipe, a carioca Jade Barbosa, de 14 anos, disputou a primeira competição internacional na carreira e admitiu que ficou nervosa. Ela, que chegou a seleção permanente este ano, teve o pior desempenho entre as quatro brasileiras ? somou 34,250 pontos. "Estou feliz, mas achei que não fui tão bem quanto esperava", afirmou a ginasta, famosa por fazer o salto duplo twist carpado da Daiane.

A equipe, formada ainda por Camila Comin e Laís Souza, defendeu a "caçulinha". "É normal ficar nervosa em uma estréia. Ela não foi bem no salto, mas depois competiu bem nos outros três aparelhos (barra, trave e solo)", defendeu Daniele, a quem Jade chama de irmã.

Laís Souza, por sinal, também surpreendeu. Por conta de uma contusão no pé direito, quase foi poupada do Pré-Pan. Mas, na base da superação, treinou forte esta semana e faturou a medalha de bronze na classificação individual geral.

A estrela Daiane do Santos, poupada para o Mundial, em novembro, na Austrália, vibrou bastante com a performance da seleção. Ela disse que a equipe não sentiu a sua falta, opinião que se contrapôs com à das outras ginastas brasileiras. "A Daiane faz falta sempre", destacou Daniele, agradecendo, em seguida, ao apoio da "rainha do solo".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo