A comercialização de vacinas contra a febre aftosa no Brasil atingiu 166,1 milhões de doses no primeiro semestre de 2005. O levantamento é da Central de Selagem de Vacinas (CSV), localizada em Vinhedo (SP), que centraliza a distribuição do produto no país.

continua após a publicidade

De acordo com estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), esse número pode chegar a 360 milhões de doses vendidas até o fim do ano, o que seria um novo recorde no setor, uma vez que em 2004 foram comercializadas 348 milhões de doses.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cobertura da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa chegou a 98%. Em São Paulo, a imunização atingiu 99,41% do rebanho contra 99,35% no ano passado. No Mato Grosso, onde só são vacinados animais de 0 a 24 meses no primeiro semestre, o índice vacinal passou de 97,49% (2004) para 98,5% este ano e no Tocantins o número passou de 98,06% em 2004 para 98,44% em 2005. A vacinação contra a febre aftosa prossegue no segundo semestre.

Em setembro, serão imunizados os rebanhos de Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e leste de Minas. Em outubro, é a vez do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Amazonas e Roraima. Em novembro, ocorre o ponto alto da vacinação no segundo semestre com a imunização dos rebanhos no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e oeste de Minas Gerais.

continua após a publicidade