Brasil comemora 15 anos do ouro no Pan de Indianápolis

A seleção brasileira masculina de basquete viaja para Indianápolis domingo, para a disputa do Mundial de Basquete, do dia 29 a 8 de setembro. Volta a um dos lugares que trazem boas recordações. A medalha de ouro dos 10.º Jogos Pan-Americanos, em 1987, foi conquistada no ginásio lotado do Market Square Arena há 15 anos, no dia 23 de agosto de 1987 – o Brasil surpreendeu e venceu os Estados Unidos por 120 a 115, na final, com Guerrinha, Marcel, Oscar, Gérson e Israel, sob o comando do técnico Ari Vidal.

Com uma equipe jovem e sem experiência internacional, este ano  a esperança da seleção no Mundial é ficar entre as seis primeiras e abrir mais uma vaga para as Américas na Olimpíada de Atenas, em 2004.

O Mundial ocorre a cada quatro anos e o Brasil foi bicampeão, em 1959 e 1963, com a geração de Wlamir Marques, Rosa Branca, Amaury Passos e Jathyr, além de ter uma prata (1970) e três bronzes (1954, 1967 e 1978).

?Foi a maior alegria da minha carreira. Ninguém apostava em nós.   Ganhar aquela final, após ir para o intervalo perdendo por 20 pontos, virar o jogo, vencer a partida e ser campeão na casa deles, metendo 120 pontos, coisa que nunca havia acontecido… Foi demais!?, diz Oscar, que será homenageado na abertura do Mundial, em Indianápolis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo