Brasil assina amanhã acordo para hidrelétrica no Peru

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (16) que a assinatura do protocolo de intenções que dá início às negociações para a construção de uma usina hidrelétrica em território peruano, em parceria entre os dois países, está prevista para amanhã, no Peru.

Segundo Lobão, a hidrelétrica, de 1,4 mil megawatts (MW) se chamaria Inambari, e será construída na província de Madre de Dios, no país vizinho. "A idéia é construir um ‘linhão’ ligando a usina até Porto Velho (RO)", disse o ministro, ressaltando que quando a usina peruana estiver pronta já haverá uma conexão elétrica entre Porto Velho e o Sul do País, por conta das usinas do Rio Madeira, no Estado rondonense.

Assim, a energia que vier do Peru será distribuída pelo Brasil. Segundo Lobão, dos 1,4 mil MW de potência da usina, 300 MW ficariam com o Peru e o restante com o Brasil.

Lobão disse que a expectativa é que seja feita futuramente uma parceria entra a estatal brasileira Furnas, uma construtora brasileira e um parceiro peruano para construir o empreendimento.

Segundo o ministro os dois países pretendem, no futuro, firmar parcerias para um total de 15 usinas, que gerariam cerca de 290 mil MW.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo