Brasília ? O governo brasileiro quer aproveitar o grande fluxo de turistas que está passando pela Alemanha durante a Copa do Mundo para divulgar o agronegócio brasileiro. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, apresentou hoje (26) a primeira campanha institucional de promoção do agronegócio brasileiro, que deverá ser adotada também em outros países.

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Desde o dia 29 de maio até o dia 12 de julho, produtos brasileiros, como café e frutas, estão expostos em pilares e painéis luminosos na capital alemã, Berlim, e na cidade de Munique. Há peças publicitárias em 125 pilares e em 36 placas do metrô das duas cidades. Também são realizadas sessões de degustação de alimentos nacionais nos eventos da Copa da Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura. Além do café e das frutas, os produtos mais beneficiados com a campanha serão as carnes, o etanol e a soja.

"Nós queremos promover o agronegócio brasileiro, mostrar a qualidade do nosso produto, a sua sustentabilidade e a competência do produtor também em agregar valor", afirmou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

"O nosso objetivo é mostrar uma imagem positiva do agronegócio brasileiro, que é muito atacado na Europa em função de se achar o Brasil, pelo seu potencial produtivo, uma ameça a outros países em termos de comércio internacional", complementa Telma Gondo, coordenadora-geral do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio.

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Dentro do programa de promoção comercial do agronegócio brasileiro na Alemanha, estão previstos uma entrevista coletiva para a imprensa alemã, na Embaixada do Brasil em Berlim, no dia 7 de julho. Nos dias 10 e 11, também em Berlim, Rodrigues participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), quando receberá o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2006.

No dia 12, haverá o seminário Agronegócio como Propulsor do Desenvolvimento Mundial, na Bolsa de Valores de Frankfurt. O ministério também veiculará dois anúncios sobre o agronegócio brasileiro da edição de julho da revista de bordo da companhia aérea Lufthansa.

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Os gastos com a campanha estão estimados em R$ 1,35 milhão. O Fundo Nacional de Apoio à Cafeicultura (Funcafé) financiou um terço da campanha e o setor privado vai promover as sessões de degustação. No total, o governo gastou R$ 900 mil em toda a estratégia de marketing.

Roberto Rodrigues lançou, na mesma solenidade, o livro Sabores da Terra Brasil, elaborado pelo Ministério da Agricultura. A publicação traça um panorama sobre a alimentação brasileira e conta a história da cozinha tradicional do país e das principais culturas e criações de animais. O livro também traz receitas típicas brasileiras, como a moqueca capixaba, a carne-de-sol dos estados nordestinos e o churrasco com arroz de carreteiro, prato típico do Rio Grande do Sul.

O livro, que também será distribuído na Alemanha, é um dos instrumentos da estratégia de marketing institucional do agronegócio desenvolvida pelo Ministério da Agricultura. São 146 páginas escritas em inglês e português, ilustradas com fotos dos principais pontos turísticos e alimentos brasileiros. A tiragem inicial é de cinco mil exemplares.