Brasil apresentará proposta para compensar redução do desmatamento

O Brasil apresentará, no âmbito da Convenção sobre Mudanças Climáticas, uma proposta de criação de mecanismo de incentivos positivos para países em desenvolvimento que reduzirem seus índices de desmatamento. A proposta, concebida pelo Ministério do Meio Ambiente e já discutida com o Ministério das Relações Exteriores e da Ciência e tecnologia, foi também apresentada ao Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas do Ministério do Meio.

Na próxima semana, o secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, e o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lyrio, deverão submeter um esboço da proposta aos países signatários da convenção, num workshop técnico que acontecerá em Roma. A proposta, que deverá ser trabalhada em seus detalhes a partir dos aportes que receber no workshop, será formalmente apresentada em novembro, na 12ªConferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas(COP12).

A sugestão brasileira consiste em criar um sistema de caráter voluntário, que não estabeleça compromissos para os países em desenvolvimento. A iniciativa é pioneira, já que todas as propostas apresentadas até agora sugerem a utilização de mecanismos de mercado. O Brasil é contra a utilização de mecanismos de mercado do tipo do Protocolo de Quioto para compensar a queda no desmatamento.

O sistema que os representantes do Ministério do Meio Ambiente apresentarão em Roma é simples. A proposta sugere a criação de um fundo, financiado voluntariamente por países ricos, para beneficiar os países em desenvolvimento que reduzirem, também de modo voluntário, seus índices de desmatamento conforme referências históricas pré-estabelecidas.

A proposta encontra amparo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que estabelece o compromisso dos países desenvolvidos de apoiar os países em desenvolvimento na redução de suas emissões de gases de efeito estufa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo