Brasília – O Brasil vai apresentar, na 16ª Conferência Internacional de Aids, suas experiências na prevenção ao HIV/aids, mostrando as campanhas, o uso do teste rápido e o trabalho integrado entre prevenção e tratamento. A conferência, aberta hoje (13) em Toronto, no Canadá, vai até sexta-feira (18).
O evento deve reunir mais de 20 mil pessoas entre representantes de governos, da sociedade civil, de universidades e da comunidade científica internacional. Com o tema ?É tempo de cumprir?, o foco das discussões são as promessas firmadas pelos países e os avanços alcançados na área.
O Brasil tem um estande no evento para mostrar o trabalho do Programa Nacional de DST e aids, do Ministério da Saúde, e vai participar de diversas mesas de discussão e de painéis.
?Fomos convidados para expor em vários painéis, para discutir desde as questões relacionadas às políticas de prevenção até as barreiras que existem hoje no mundo com relação a tratamento, às políticas globais e os problemas regionais?, informou a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão.
Técnicos do Programa vão acompanhar as discussões para identificar iniciativas que podem ser utilizadas no Brasil posteriormente.