Pessoas interessadas em ensinar jovens e adultos a ler e escrever podem participar através do programa Brasil Alfabetizado. O prazo de inscrição vai até o dia 13 de agosto. O alfabetizador receberá R$120,00 por mês. Além do valor fixo, outros R$ 7,00 serão pagos ao professor, por aluno. As inscrições devem ser feitas no sétimo andar da Secretaria Municipal da Educação, na rua João Gualberto, 623.

continua após a publicidade

A participação está aberta para todas as pessoas acima de 18 anos, com escolarização mínima de ensino médio completo. Para participar, o alfabetizador deverá localizar jovens e adultos sem escolarização, montar a turma, de no mínimo 10 alunos, e conseguir o local para a realização das aulas.

O Brasil Alfabetizado é um programa do governo federal , coordenado pelo Ministério da Educação e desenvolvido nos municípios com o apoio das prefeituras. A Secretaria Municipal da Educação é responsável por oferecer capacitação para os participantes, o acompanhamento das atividades, além dos materiais necessários para o ensino e a aprendizagem.

Segundo a gerente de educação de jovens e adultos da Secretaria Municipal da Educação, Neura Maria Weber Maron, o objetivo é incluir no processo de educação pessoas acima de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de estudar. "O programa quer atender, sobretudo, aqueles que encontram dificuldades para freqüentar as escolas que oferecem escolarização para esta faixa etária", disse Neura.

continua após a publicidade