As companhias aéreas OceanAir e BRA decidiram juntar forças para tentar ganhar fôlego no mercado brasileiro de aviação, hoje concentrado nas mãos da Gol e da TAM. As empresas formalizaram um acordo operacional que vai incluir integração da malha aérea e operações em 14 novas cidades. Com a parceria, aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na terça-feira, a frota – agora unificada em 27 aeronaves – vai passar a atender 49 destinos domésticos. O início das operações compartilhadas está previsto para o dia 18 de junho, mas a venda de passagens deve começar no próximo dia 21.
Segundo o presidente da BRA, Humberto Folegatti, um dos objetivos do acordo é aumentar a possibilidade de conexão dos vôos e, conseqüentemente, ganhar mais presença de mercado. "Juntas, podemos deixar de ser pequenas e alcançar uma posição mediana." A meta é chegar ao final do ano com uma participação de 10% no mercado doméstico. Hoje, essa fatia é de cerca de 3 5%. TAM e Gol, juntas, têm quase 90%.
"A parceria foi a melhor forma encontrada de brigar no mercado", diz o vice-presidente da OceanAir, Jorge Alberto Vianna. Segundo ele, além da maior opção de rotas, as empresas também vão investir em outras mudanças. Uma delas será nas poltronas dos aviões, que passarão a atender ao padrão internacional (que determina espaço de 32 polegadas – 81 centímetros – entre as fileiras). Atualmente, só a frota da OceanAir mantém esse padrão. O serviço de bordo também vai oferecer refeições quentes.
As cidades que começarão a receber vôos das empresas a partir do dia 18 de junho estão no interior paulista, mineiro e paranaense e principalmente na Região Centro-Oeste do País.