Rio – A BR Distribuidora pretende ter 500 postos com biodiesel até julho. Atualmente, o combustível é vendido em apenas três postos da empresa, todos no Pará. A partir de amanhã (18), o combustível começa a chegar em outros Estados, com o plano inicial de atender 22 pontos de venda já esta semana. A BR vai escoar o biodiesel comprado pela Petrobras nos dois leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), quando a estatal adquiriu 240 milhões de litros.
A presidente da BR, Maria das Graças Silva Foster, disse que o novo combustível chegará às bombas com o mesmo preço do óleo diesel derivado do petróleo, apesar de o preço médio dos leilões ter sido superior ao cobrado pela Petrobras por este último. "Vamos trabalhar logística e fazer um mix para que o consumidor não perceba a entrada do biodiesel", explicou.
A Petrobras projeta duas plantas de fabricação de biodiesel para estudar possibilidades de reduzir os custos de produção. "Não entendo como o diesel do petróleo, que é retirado em águas profundas, com cada vez maiores restrições ambientais, possa ser mais barato que o biodiesel", disse a executiva, lembrando que o processo de produção do combustível alternativo é simples.
Segundo a legislação brasileira, a partir de 2008, todo o diesel vendido no Brasil terá que ter 2% de biodiesel em sua mistura, criando demanda para 800 milhões de litros do combustível por ano. A partir de 2013, o porcentual de adição sobe para 5%.