O combate entre Acelino Popó Freitas contra o nigeriano Daniel Attah, no sábado, no Dodge Theatre, em Phoenix, pelos cinturões da Associação Mundial de Boxe (AMB) e Organização Mundial de Boxe (OMB) dos superpenas, será o protagonista de uma das noitadas mais importantes do boxe brasileiro nos Estados Unidos.
Além do melhor lutador nacional da atualidade, o País será representado por outros quatro pugilistas: o pena Valdemir Pereira dos Santos, o Sertão, o leve Juliano Ramos, o meio-médio José Archak e o meio-pesado Laudelino de Barros. ?Nunca tivemos tantos brasileiros reunidos em um mesmo programa nos Estados Unidos, o berço do boxe?, afirmou Newton Campos, presidente da Federação Paulista de Boxe. ?Vai servir de vestibular para todos eles. Quem for bem, deverá assinar um contrato para participar de outros eventos e poderá disputar combates importantes, sempre na preliminar do Popó.? Os adversários, segundo Newton, ainda não foram anunciados pelo empresário Art Pellullo.
Outros campeões, como Roy Jones Jr. e Mike Tyson também ajudavam na carreira de amigos lutadores. Jones ?cuida? de Derrick Gainer; Tyson apadrinhou alguns duelos de Zab Judah. Enquanto os novatos brasileiros se preparam para o momento mais importante de suas carreiras, Popó diz que está pronto para obter a 32ª vitória consecutiva na carreira invicta como profissional.
Nesta quinta-feira pela manhã, o lutador não se incomodava por estar 1,2 quilo acima dos 58,967 quilos permitidos para a categoria. ?Estou no auge de minha forma e pronto para manter o título.? A pesagem será nesta sexta-feira à tarde. ?É só ele ir para a pesagem com um café pequeno e não haverá problema?, afirmou Campos, também vice-presidente vitalício do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
Treinos – Popó treinou dez semanas em Poconos, na Pensilvânia, para a sua primeira defesa de título da AMB, cinturão conquistado em janeiro ao vencer o cubano Joel Casamayor. O da OMB foi ganho em agosto de 1999. Além de Popó x Attah e da participação dos brasileiros, a programação tem como destaque o confronto entre os pesos-médios Antwun Echols e Richard Grant. Estará em jogo o título americano da categoria.
Os preços dos ingressos variam entre US$ 30 e US$ 125. A luta entre Popó e Attah será transmitida para todos os EUA pela Showtime. No Brasil, o combate, que terá início por volta das 23h50 do sábado (horário de Brasília), terá transmissão em videoteipe da TV Globo, logo após o Criança Esperança.