O colorido e as formas de diferentes espécies de orquídeas brasileiras vão tomar conta do salão do Museu Botânico de Curitiba, na 87ª Exposição de Orquídeas. A exposição de mil plantas em flor abrirá ao público nesta quinta-feira (23), a partir das 13h. A exposição é uma homenagem da Associação Paranaense de Orquidófilos (APRO) às conferências da ONU sobre Diversidade Biológica (MOP8) e ao aniversário de Curitiba que completa 313 anos no dia 29 de março.
Além de apreciar, os visitantes também poderão comprar plantas cultivadas por orquidófilos de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. "Hoje ninguém mais precisa retirar plantas da natureza. É muito fácil adquirir orquídeas cultivadas sem degradar o meio ambiente", diz a presidente da APRO, Regina de Carvalho.
Uma palestra sobre cultivo de orquídeas será oferecida gratuitamente no dia 01 de abril, às 15h. A palestra estréia o espaço Sala Verde "Meio Ambiente & Arte", na galeria Franz Krajcberg.
Regina de Carvalho destaca a presença das Cattleya labiatas, espécie natural que está no período de florada. Outra curiosidade na exposição é a "planta-mãe" da hibridação de orquídeas, Sophronites. "A intensidade de sua cor vermelha favorece o cruzamento com outras espécies", explica Regina. A Sophronites é típica do Paraná e o símbolo da Associação Paranaense de Orquidófilos.
Serviço
Data: 23 de março a 02 de abril.
Local: Museu Botânico Municipal, rua Eng° Ostoja Roguski, s/n°, Jardim Botânico.
Horário: das 9h às 19h.
Entrada Franca.