Romário vai ter nesta quarta uma nova chance de atingir a marca do milésimo gol e serenar o ambiente no Vasco. Mas uma coisa pode não estar relacionada a outra. Um gol isolado contra o Botafogo resultará apenas numa festa particular do atleta se o seu time não sair de campo com a classificação para a final da Taça Rio. Botafogo e Vasco se enfrentarão às 21h45, no Maracanã, na primeira semifinal do segundo turno do Campeonato Carioca. Em caso de empate, haverá cobranças de pênalti.

continua após a publicidade

Pelas últimas atuações, há um leve favoritismo do Botafogo. Mas essa aparente vantagem é rechaçada pelos botafoguenses. O técnico Cuca prevê um jogo equilibrado e com todas as dificuldades de um clássico. "Não entro nesse discurso de favorito; isso não leva a nada", disse.

Ele aposta na força do meio-campo de sua equipe e na boa fase do goleiro Júlio César e do atacante Dodô, que disputa a artilharia da competição com Romário e Leandro Amaral, do Vasco, e Marcelo, do Madureira. "A prioridade é a vitória. O Vasco, apesar dos problemas, é um grande time e merece respeito", declarou Dodô, cuja média de gols no ano é de um por jogo.

No Vasco, a ordem do presidente Eurico Miranda de proibir entrevistas de atletas e até do treinador Renato Gaúcho parece ter influenciado no treino desta terça-feira. Os jogadores pareciam tensos e evitaram as brincadeiras de rotina em São Januário. Eles nem sequer se aproximaram dos torcedores, espremidos no alambrado atrás de autógrafos.

continua após a publicidade

O técnico sabe que só a classificação do Vasco à final da Taça Rio pode devolver a tranqüilidade ao clube e mantê-lo no cargo. No início da semana, ele e Romário se desentenderam. Renato disse que a ansiedade pelo milésimo gol atrapalhava todo o time. Leandro Amaral também reforçou a opinião. E tiveram de ouvir um desabafo público de Romário. "Quem não estiver satisfeito, que saia do clube. Não sou burro, sei que nada disso está atrapalhando o Vasco", disse Romário.

A outra semifinal da Taça Rio vai ser realizada na quinta, também no Maracanã, entre Cabofriense e Volta Redonda.

continua após a publicidade