O Botafogo fez um apelo para a sua torcida lotar o Maracanã, abaixou o preço dos ingressos – o mais caro custa R$ 10 – e obteve resposta imediata: 49 mil torcedores alvinegros já garantiram entrada para a partida decisiva contra o Figueirense, nesta quarta, às 21h45, no Maracanã, valendo uma vaga na final da Copa do Brasil.

continua após a publicidade

O apoio é mais do que necessário: o Botafogo precisa vencer por três gols de diferença para se classificar, depois dos 2 a 0 marcados pelo Figueirense na primeira partida. Se o time carioca devolver os 2 a 0, a definição da vaga será nos pênaltis.

O clima em General Severiano é de confiança. O vice-presidente de Futebol, Carlos Augusto Montenegro, chegou a provocar o adversário, dizendo que o Botafogo "colocará o Figueirense na roda", sem deixá-lo passar do meio-campo. E o técnico Cuca, que já não havia gostado da declaração do dirigente, teve ontem mais motivos para se irritar: o volante Túlio desdenhou da repercussão das palavras de Montenegro entre os atletas do Figueirense. "Estou pouco me lixando para isso. Quero chegar à decisão e conquistar o título da Copa do Brasil.

Quanto ao time, sem o defensor Juninho e o lateral-esquerdo Luciano Almeida, contundidos, Cuca pretende pôr Vágner na zaga e improvisar o meia Ricardinho na lateral. O treinador, no entanto só vai confirmar a escalação momentos antes da partida

continua após a publicidade

Cuca completou na segunda-feira um ano no comando do Botafogo. "É uma data para ser festejada", disse o técnico, que assumiu a equipe no dia 21 de maio de 2006 e estreou quatro dias depois, com goleada sobre o Vasco, por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. "Espero ter a mesma sorte na partida de quarta."

No período à frente do Botafogo, classificou o time para a Copa Sul-Americana de 2007, faturou o título da Taça Rio (primeiro turno do Campeonato Carioca) e sagrou-se vice-campeão estadual – perdeu a final para o Flamengo.

continua após a publicidade

No Figueirense, o técnico Mário Sérgio fez mistério, comandou o time apenas em treinos fechados no Rio e não revelou a escalação – afirmou apenas que a equipe já "está pronta" para a partida. Por via das dúvidas, os jogadores treinaram pênaltis após o último treino, na tarde desta terça. O treinador deve manter o esquema com três zagueiros e escalar apenas um atacante fixo, Victor Simões.