A partir deste sábado (26) a população poderá voltar a freqüentar o Bosque Reinhard Maack, no bairro Hauer. A Prefeitura recuperou e restaurou os brinquedos da Trilha da Aventura, o principal atrativo do lugar. O bosque foi fechado há pouco mais de um mês para restauração e reforma, a primeira desde a inauguração, há 17 anos.
Foram substituídos 952 metros cúbicos de troncos de eucaliptos, 60 metros de correntes e 50 metros de cordas, além de pinturas e sinalização. "A reforma dos equipamentos atende a questões de segurança, uma vez que alguns estavam desgastados pela ação do tempo e o próprio uso", esclarece o diretor de Parque e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sérgio Tocchio.
O bosque Reinhard Maack é conhecido pelos brinquedos de aventura formados por troncos de eucaliptos. Os equipamentos reformados compõem a trilha da aventura, um conjunto de 16 brinquedos que oferece desafios a crianças e adultos. Ao longo da trilha que forma o bosque, de mata de araucária, surgem brinquedos em madeira rústica como congo, pesca, travessia, trampolim, muralha, salto, exágono, túnel, teleférico, mirante, argola e escorregador.
Com 74 mil metros quadrados, o bosque é coberto pela vegetação original de Curitiba, os chamados capões, formados pela floresta com araucária, aroeiras, bracatingas além de outras espécies vegetais. O bosque recebe cerca de mil visitantes nos sábados e domingos. Durante a semana o lugar é utilizado por escolas do município.
Reinhard Maack, que empresta nome ao Bosque foi um aventureiro de verdade. Veio da Alemanha para o Brasil em 1923 para ser engenheiro de minas da Cia. de Mineração e Colonização do Paraná. Foi ele quem descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o "Pico do Paraná", localizado na Serra do Mar e que tem 1.922 metros de altura. Era cartógrafo, geógrafo, paleontólogo, engenheiro de minas, geólogo. Maack organizou e participou de grandes expedições pela África, América do Sul, América do Norte. Realizou pesquisas na Patagônia, Andes, Tunísia, Himalaia, Kilimandjaro. Foi professor de Geologia e Paleontologia na Universidade Federal do Paraná.
As escolas ou organizações sociais interessadas em fazer atividades de recreação ou de educação ambiental no bosque, nos dias de semana, podem agendar as visitas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no telefone 3240-1116.
Serviço
O parque fica aberto ao público durante os finais de semana e feriados, das 8h às 18h.
Localização: Rua Raggi Izzar com Waldemar Kost, Hauer.