Dizem que, no carnaval de Salvador, tudo pode acontecer. Mas dessa vez Salvador extrapolou. Bono, cantor e líder de uma das maiores bandas de rock do mundo, o U2, tornou-se na quinta-feira, durante quinze minutos, vocalista de apoio da baiana Ivete Sangalo em sua própria canção "Vertigo".
Não contente, o cantor ainda esgoelou-se no refrão de duplo sentido de "Chupa Toda", uma música axé do repertório de Ivete. "Chupa toda, chupa toda", berrava o irlandês. Essa mistura inédita abriu, na noite de quinta-feira, no Farol da Barra, o frenético carnaval de Salvador.
O U2 chegou ao camarote Oceania, de Gilberto Gil, às 21h30. Suas vans, cercadas de policiais, provocaram histeria nos foliões e fãs. Ao chegar à sacada do camarote, Ivete passava com seu trio elétrico e o bloco Cerveja & Cia. Bono sambou desajeitadamente e cumprimentou o público.
Em seguida, a rainha da axé music pediu licença e mandou ver numa versão carnavalizada de Vertigo. A baiana convocou e o roqueiro respondeu no microfone. Logo, Gil sacou outro microfone e tudo virou uma grande jam session. O público, que até então cantava refrões como "piririponpom, piririponpom", caiu no rock. "Só você mesmo, viu, velho, para fazer uma coisa dessas comigo", disse Ivete, dirigindo-se a Gilberto Gil. Ela também fez longa reverência para o arranjador americano Quincy Jones, num dos extremos do camarote. Bono demonstrou intimidade com a família Gil.
Abraçou a mulher do ministro, Flora Gil, e dividiu microfone com a filha dele, Preta Gil.
Em seguida, Ivete voltou ao axé, com Gil de parceiro. A letra é um primor de invenção. "Vou enfiar uva no céu da sua boca/Quero beijar a sua boca louca/Chupa toda/Chupa toda", cantou Ivete. Parecia que Bono ia ficar quieto, mas ele pegou rápido o refrão, que Ivete disse a ele que significava, em português, o mesmo que "suck it all".
Bono ainda cantou algo com a ajuda da banda de Ivete, uma canção sobre ser irlandês que o repórter não conseguiu definir de onde veio. Causou um estranhamento, mas a folia foi educada e permaneceu pulando enquanto ele cantava. O U2 então se despediu e sumiu com suas vans. A banda ficou 20 minutos no carnaval baiano, mas levou a multidão à loucura.