Apucarana (Norte do Paraná), pioneira em 2001 na implantação da educação integral na educação fundamental de 1ª a 4ª série, é agora também o primeiro município brasileiro a oficializar o boné como parte do uniforme escolar. A partir do próximo ano letivo, todos os alunos da rede municipal vão ganhar o acessório da administração e passarão a receber orientações sobre a importância do seu uso durante o dia, como forma de proteção da pele contra os raios nocivos do Sol.
O ato simbólico de implantação do boné foi promovido nesta segunda-feira (10), pelo prefeito Valter Pegorer (PMDB), com a distribuição de 755 unidades a alunos, professores, diretores e funcionários na escola João Antônio Braga Côrtes (Vila Formosa) e Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC ? Jardim América). ?Em 2008 tudo caminha para que isso se estenda a todo o Brasil. Aí milhares de pessoas estarão usando bonés nas escolas e, certamente, grande parte será fabricado aqui em Apucarana?, disse o prefeito. Ele ressaltou que a solenidade desta segunda-feira foi ainda um ato de apoio ao projeto de Lei Federal nº 487/2007, que tramita na Câmara e Senado Federal pedindo que o boné passe a fazer parte do uniforme escolar dos colégios municipais, estaduais e federais de todo o país. ?Não vamos simplesmente dar o acessório e exigir que se use. Tudo será cercado de educação e orientação sobre os seus benefícios e os momentos onde ele não deverá ser usado, como no momento das orações, refeições, execução de hinos oficiais?, comentou Pegorer.
Por ser pólo nacional de confecção, há décadas Apucarana ostenta o título de Capital Nacional do Boné. Atualmente o setor vive um momento de maior estruturação e busca de novos mercados por intermédio de esforços concentrados de parceiros dentro do APL (Arranjo Produtivo Local) do Boné ? www.portaldobone.com.br.
Também acompanharam Pegorer na entrega dos bonés, o vice-prefeito e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Waldemar Garcia, secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Cláudio Silva e o secretário Municipal de Fazenda, João Carlos de Oliveira. Na oportunidade, Pegorer foi ainda bastante felicitado pela comunidade escolar por estar completando 59 anos de idade.