Bombeiros salvam montanhistas na Serra do Mar

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar resgatou, na madrugada desta segunda-feira (8), três pessoas que se perderam no Pico do Paraná, na Serra do Mar. George Kieling, 42 anos, André Marques Kieling, 18 anos, e Roger de Oliveira, da mesma idade, foram encontrados por volta das 3h. Eles estavam numa antiga trilha, num local conhecido como Rio do Almoço. O resgate foi feito por bombeiros que integram o Gost (Grupo de Operações de Socorro Tático). Este foi o segundo resgate feito pelo grupo em uma semana.

De acordo com o major Samuel Prestes, do Corpo de Bombeiros, nesta época do ano aumenta a incidência de pessoas perdidas nos morros da Serra do Mar. ?Muitas pessoas esquecem que é preciso planejar a aventura e contar com guias que conheçam bem a área?, disse ele.

O trio que iniciou a caminhada por volta de 9h de domingo e deveriam voltar no fim da tarde. Eles estavam sem agasalhos e não tinham levado alimentos em grande quantidade. ?Quando foram localizados pelos bombeiros, estavam com problemas clínicos como hipoglicemia e hipotermia, pois não tinham se alimentado direito e passavam muito frio?, contou o major. No local onde foram encontrados, receberam alimentos levados pela equipe e foram aquecidos com sacos de dormir.

?Eles receberam os primeiros cuidados no local, pois não tinham condições físicas de retornar, pela fome e pelo frio?, disse ele. ?Por isso a chegada ao ponto de partida, na divisa de Campina Grande do Sul com Antonina, só ocorreu no início da manhã?, contou o major. ?Eles não tinham nem equipamentos de localização e nem lanterna. É este tipo de planejamento que é preciso fazer para evitar dissabores durante a aventura?, completou o oficial.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 23h. Quem avisou foi o caseiro da chácara onde as vítimas tinham deixado o carro guardado. Segundo o major Prestes, o caseiro viu que, como eles não tinham equipamento suficiente e até aquela hora ainda não tinham retornado da caminhada, poderiam estar em dificuldades. Foram necessárias quase três horas de buscas na mata para que os aventureiros fossem encontrados. ?Como eles estavam totalmente fora da trilha, a busca foi mais complicada?, lembrou.

O major Prestes disse que esta época do ano é propícia para a realização de acampamentos, que aumentam os casos de pessoas perdidas na Serra do Mar. ?O tempo é mais seco fica mais fácil de caminhar, porque não tem chuvas?, disse ele. As pessoas ou seguem para acampamento, ou fazem o que se convencionou chamar de ?bate e volta?, que é a subida no pico e o retorno no mesmo dia. ?Em qualquer caso, o planejamento é importante. Também é interessante que, no grupo, existam pessoas experientes que conheçam a região e que sirvam de guia, independentemente se for caso de acampar ou de uma incursão rápida?, orientou. Prestes lembrou que o Pico Paraná é mais inóspito que o pico Marumbi e requer maior cuidado.

O outro resgate bem sucedido feito pelos bombeiros do Gost foi dos jovens Diogo Tsuneta e Michele do Pont, que tinham se perdido no Pico do Paraná e na madrugada do dia 29 de abril. O resgate deles foi o primeiro desde a criação do grupo, no início de abril. O grupo conta com 20 bombeiros criteriosamente selecionados e é especializado em operações aquáticas e salvamentos terrestres, principalmente em montanha. A base do grupo é o quartel do 6.º Grupamento de Bombeiros, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O local foi escolhido por permitir o acionamento rápido para a cadeia de montanhas existentes nas imediações e também para toda a serra do mar. O acionamento é feito pelo telefone 193.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo