O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar forma, neste sábado (15), mais uma turma de guarda-vidas. Entre os 122 novos guarda-vidas habilitados, estão as primeiras mulheres a integrar a corporação. Depois de quatro meses de atividades, que incluíram aulas teóricas, práticas e o estágio operacional na praia durante a Operação Viva o Verão, com a supervisão de guarda-vidas experientes, os formandos recebem o certificado em solenidade a partir das 11h na praia de Caieiras, em Guaratuba. Ao mesmo tempo em que forma os novos guarda-vidas, o Corpo de Bombeiros anuncia o aumento do efetivo que vai atuar nas praias paranaenses durante o feriado de Páscoa, para garantir a segurança da população.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Junior, na formação dos novos guarda-vidas foi priorizada a técnica. Desde que assumiu o comando, em fevereiro deste ano, o coronel Porcides tem trabalhado no sentido de que todo o efetivo do Corpo de Bombeiros tenha não só uma instrução adequada, como também um aperfeiçoamento periódico nas atividades. ?O homem bem preparado dá uma maior confiabilidade à nossa comunidade?, disse ele. O coronel lembrou ainda que tanto o homem bombeiro militar como a mulher bombeiro militar têm plenas condições de atuar em todas as áreas, independente da adversidade a ser enfrentada. ?É o que diz o nosso lema: por uma vida todo sacrifício é dever?, ressaltou Porcides.
Para se tornar guarda-vida, o bombeiro militar passa por seleção rigorosa. Começa pelo concurso, com fases teóricas e práticas e, a partir de então, começa a formação específica. A maior parte do treinamento é prática e ocorre durante o período de veraneio. Assim que passam pelas primeiras avaliações de desempenho, os alunos guarda-vidas iniciam estágios operacionais. Eles vão para a praia, acompanhados de guarda-vidas experientes e fazem não só a parte preventiva como também salvamento, caso haja necessidade. Neste ano, a ?novidade? foi as guarda-vidas mulheres, que integram a primeira turma feminina a ingressar no Corpo de Bombeiros e que, ao lado dos homens, fizeram parte do efetivo de 400 guarda-vidas que atuaram no litoral.
História
Os primeiros guarda-vidas do litoral paranaense eram civis. Sete homens foram nomeados pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto para o trabalho. Os primeiros guarda-vidas do Corpo de Bombeiros vieram em 1960, e tinham curso no Rio de Janeiro. Em Matinhos, a atividade começou em 1954. Em Guaratuba, os primeiros serviços de guarda-vidas ocorreram em 1958. Na temporada de verão de 1962/1963 o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná deu início efetivamente à proteção dos banhistas. O curso de guarda-vidas foi criado por decreto do então governador Ney Braga, em 1981, a partir do qual o treinamento passou a seguir critérios internacionais de segurança. Os aperfeiçoamentos ocorrem ano a ano.