Foto: Átila Alberti |
Não há sinal de chuva. continua após a publicidade |
O clima seco continua até o fim de semana. A informação é do Instituto Tecnológico Simepar, que alerta para as preocupações com o risco de incêndios em quase todas as regiões do Paraná.
O instituto avisou ontem que, nesta semana, a nebulosidade pode variar nas regiões leste e sul devido à frente fria que passa pelo Estado em direção ao oceano. Entretanto, não há sinal de chuva significativa que possa diminuir o risco de queimadas.
As situações mais preocupantes estão previstas para as regiões oeste e norte do Estado, onde a umidade relativa do ar pode cair para menos de 30%.
Ontem, algumas cidades do norte já registravam índices mais baixos considerado dentro da zona de risco para a saúde. Em Curitiba, contudo, a umidade relativa do ar, que no domingo ficou na casa dos 42%, também é motivo de alerta.
Queimadas
Conforme o Corpo de Bombeiros, somente na região de Curitiba, nessa época do ano, são registrados de 15 a 20 pontos de queimadas por dia. ?Se não chover forte nos próximos dias a situação pode piorar?, afirma o tenente Leonardo, do Corpo de Bombeiros. O militar recomenda que a população fique em estado de alerta.
?O clima com baixa umidade, o vento forte e a vegetação seca são elementos que deixam a situação propícia para que pequenos focos de incêndio saiam de controle. Por isso, é importante que a população evite limpar terrenos com queimadas.?
De acordo com o Simepar, até o fim de semana, as temperaturas devem subir gradativamente. Na quinta-feira, a máxima do Estado deve atingir os 26 graus, na região de Londrina.