O Governo do Paraná implantou, nesta quinta-feira (20), o programa Bombeiro Comunitário nas cidades de Nova Londrina e Loanda, na região Noroeste do Estado. O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, entregou um caminhão antiincêndio em cada uma das cidades, que servirá aos dois novos grupamentos do Bombeiro Comunitário. Com estas entregas já são 23 as cidades atendidas pelo programa. Até o fim deste ano deverão ser 50.

continua após a publicidade

No município de Nova Londrina a entrega aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (20), em frente à prefeitura da cidade. Além do chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Júnior e outras autoridades. A cidade recebeu um caminhão e 13 novos agentes de Defesa Civil que foram treinados para trabalhar na unidade.

O coronel Porcides lembrou que o Corpo de Bombeiros existe no Paraná há 93 anos e, durante esse período, foi instalado em 47 municípios. ?Só entre 2003 e 2006, mais 50 municípios passam a contar com o bombeiro comunitário. É um trabalho importante, que dá apoio ao bombeiro profissional na prevenção de incêndios e ações de defesa civil?, afirmou.

Para o município de Loanda, o Governo do Estado também entregou um caminhão. A cidade recebeu ainda 12 novos agentes de Defesa Civil. Para o prefeito do município, Álvaro de Freitas Netto, a entrega marca o avanço da região. ?Essa entrega é de extrema importância para nossa região, estávamos ansiosos, porque é um sonho da população que está sendo realizado?, disse Netto.

continua após a publicidade

O prefeito contou ainda que, além de Loanda, seis cidades vizinhas serão beneficiadas com a implantação do programa. ?Até hoje, para sermos atendidos em caso de incêndio, por exemplo, tínhamos que esperar a chegada da ajuda que vem do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, que fica há 90 quilômetros daqui. Por isso, essa entrega está sendo tão comemorada, além disso além de Loanda, as cidades de São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí e Santa Mônica?, finalizou o prefeito.

Programa

continua após a publicidade

O Bombeiro Comunitário foi idealizado pelo Governo do Paraná e é concretizado através de uma parceria com as prefeituras. Para que seja implantado, o Governo do Paraná compra o caminhão de combate a incêndio e financia a construção da sede do grupamento na cidade. Em contrapartida, o município contrata os agentes de defesa civil que são treinados pelo Corpo de Bombeiros. Com a implantação do programa na cidade, um bombeiro é deslocado para o município para supervisionar e auxiliar o trabalho dos agentes.

O programa privilegia as cidades que não contam com postos do Corpo de Bombeiros e que precisam esperar pela chegada do socorro vindo de municípios próximos. No Programa Bombeiro Comunitário, os agentes, após treinamento, têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção a acidentes. É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que exista a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais eles são chamados para auxiliar no atendimento.