O Governo do Paraná implantou, nesta sexta-feira (21), o programa Bombeiro Comunitário em Nova Esperança e Astorga, Noroeste e Norte do Estado. Cada cidade recebeu um caminhão de combate a incêndio e, agora, são 25 municípios que contam com o programa. Até o fim do ano, 50 cidades que não contavam com unidade do Corpo de Bombeiros serão atendidas.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, o posto do Bombeiro Comunitário em Nova Esperança. ?A cidade teve um progresso notável e precisava dessa segurança?, afirmou, ao pedir uma homenagem aos 11 bombeiros que vêm do quadro de funcionários municipais e são treinados e equipados pela Polícia Militar. ?Estes são os verdadeiros 11 heróis?, salientou.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Júnior lembrou que o Corpo de Bombeiros existe no Paraná há 93 anos e, durante esse período, foi instalado em 47 municípios. ?Só entre 2003 e 2006, mais 50 municípios passam a contar com o bombeiro comunitário. É um trabalho importante, que dá apoio ao bombeiro profissional na prevenção de incêndios e ações de defesa civil?, afirmou.
O programa prevê a doação de estrutura física e funcionários pelas prefeituras. Eles são treinados e equipados pelo Governo do Estado que ainda cede um caminhão preparado para o atendimento de emergências. ?Sabemos que o trabalho destes servidores vai além do combate a incêndios. Ele compreende toda ação de Defesa Civil, o que é muito importante para a nossa cidade que já se consolida como pólo regional?, afirmou a prefeita Maria Ângela Benatti.
Para a prefeita o programa é mais uma conquista. ?Até hoje, dependíamos da ajuda que vinha normalmente das cidades de Maringá ou Paranavaí, que ficam há 50 quilômetros daqui. Perdemos muitas propriedades em incêndios por causa da dificuldade no atendimento, em virtude da distância. Por isso, a implantação do Bombeiro Comunitário em nossa região representa uma conquista?, declarou Maria Ângela Silveira Benatti.
Segundo a prefeita, o programa vai atender inicialmente apenas a população de Nova Esperança, mas, futuramente, poderá servir também as cidades vizinhas. ?Neste primeiro momento o programa vai atender somente os cerca de 30 mil moradores do nosso município, mas a idéia é que, futuramente, o programa seja ampliado e os municípios vizinhos também sejam atendidos?, explicou.
Astorga
No município de Astorga, a entrega do caminhão de combate a incêndio foi feita na tarde desta sexta-feira (21). Além do caminhão, a cidade recebeu também 10 agentes de defesa civil que foram treinados especialmente para trabalhar na unidade.
O prefeito da cidade, Carlos Abrão Keide participou da entrega e disse que o Programa Bombeiro Comunitário foi 100% aprovado pelos moradores, que, até então, em casos de incêndio, eram atendidos pelo Corpo de Bombeiros das cidades de Maringá e Arapongas. ?São vários anos de expectativa e, finalmente, a população astorguense está sendo contemplada?, declarou o prefeito. Segundo Keide, o programa vai atender cerca de 25 mil moradores da cidade e ainda prestará socorro há alguns municípios vizinhos.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Maringá, Jorge Inácio da Silva, a implantação do Bombeiro Comunitário em Astorga vai diminuir o tempo de chegada da equipe ao local do incêndio e irá ainda atuar de forma maciça na prevenção de ocorrências. ?O tempo-resposta em relação às ocorrências será muito menor, o trabalho ganhará muito mais agilidade?, informou o capitão.