A Prefeitura de Curitiba vai levar o programa Bom Negócio para mais 50 regiões da cidade. Lançado no ano passado pelo prefeito Beto Richa, o Bom Negócio será implantado, a partir do dia 6 de fevereiro, no Pinheirinho, Capão Raso, Tatuquara, Sítio Cercado e Umbará , os primeiros cinco bairros beneficiados pela nova fase do programa desenvolvido pela Curitiba S.A – empresa responsável por promover e fomentar o desenvolvimento econômico da capital.
Estagiários percorrerão as ruas dos bairros, a partir do dia 30 deste mês, incentivando os empresários a participar. Além do convite, os divulgadores do programa levantarão dados sobre quantas e quais empresas existem em cada bairro. Os dados deverão compor uma pesquisa socioeconômica da região.
O Bom Negócio apóia e capacita pequenos empreendedores e incentiva a regularização das empresas que trabalham na informalidade e a geração de novos empreendimentos e da promoção da economia nos bairros. No ano passado, o programa contou com 1.800 participantes do Jardim Gabineto, do Bairro Alto e do Jardim Esmeralda.
Às comunidades dos bairros incluídos no programa, serão oferecidos cursos técnicos e quatro palestras de motivação, para que cada empreendedor possa crescer e gerar renda e emprego no bairro onde vive e está instalado. Os cursos são divididos em quatro módulos: Técnico de gestão, Finanças pessoais e empresariais, Marketing e venda e Qualidade empresarial.
Foram os bons resultados obtidos em 2005 que fizeram com que a companhia ampliasse o número de bairros participantes. "Estamos incentivando as pessoas a buscar soluções no próprio local onde vivem, porque acreditamos que o desenvolvimento da economia da cidade, com aumento de emprego e renda, depende da solução de problemas a partir dos bairros", disse o presidente da Curitiba SA, Juraci Barbosa Sobrinho.
Uma das novidades da nova fase do programa será a participação dos estagiários na realização da pré-pesquisa que apoiará o desenvolvimento do perfil de cada região. "Desta forma, o professor entrará em sala de aula conhecendo as principais características da região, explica a coordenadora do programa Bom Negócio, Joana Lopes".
Nesta semana, cerca de 100 lideranças comunitárias e representantes do comércio do Pinheirinho conheceram as propostas do programa durante um encontro organizado pela administração regional do Pinheirinho, na Rua da Cidadania. As informações foram repassadas pelo gerente de Políticas de Desenvolvimento Empresarial da Curitiba S/A, Nelson Francisquinho da Silva e pela coordenadora do programa Bom Negócio, Joana Lopes.