O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou hoje que o programa Bolsa Família já chega a 5,3 milhões de famílias de 5,5 mil municípios. Em seu programa quinzenal “Café com o Presidente”, Lula garantiu que o Bolsa Família continuará a crescer para atingir 8,7 milhões de famílias em 2005 e o total de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza até o fim de 2006. “Esse é um programa que tem tido um sucesso extraordinário, porque tem permitido que pessoas que não tinham sequer condições de acesso às calorias e às proteínas necessárias possam, agora, comer no mínimo três vezes ao dia”, afirmou o presidente.
Lula rebateu as críticas dos que dizem que o governo tem gastado muito com o Bolsa Família. “Na verdade, nós estamos gastando pouco, ou seja, nós gastamos mais financiando outras coisas, incentivando outras coisas e, no Brasil, sempre se cuidou pouco dos pobres. Nós achamos que é um dinheiro bem aplicado”, ressaltou.
Segundo o presidente, o dinheiro repassado pelo programa ajuda a economia dos municípios a se desenvolver. “Ao chegar na mão da mãe, ela vai ao supermercado, vai fazer despesa, vai fazer a economia do município pequeno funcionar. Muitas vezes, a agricultura familiar daquela região volta a produzir e você vai criando um comércio, a movimentação financeira naquela cidade. O melhor exemplo que eu posso dar é o de Guaribas, a primeira cidade em que nós lançamos o programa Fome Zero. É só ir lá para ver a diferença de como era e de como é hoje”, disse.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna