Arquivo / O Estado |
O IAP aponta os locais onde há maior emissão de esgoto e também presença de coliformes fecais nas praias paranaenses. |
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou nesta quarta-feira (21) os resultados do primeiro boletim de balneabilidade desta temporada de verão 2005/2006, que apontou 20 pontos impróprios para banho no litoral do Paraná (confira o Boletim no final da matéria).
Este ano serão instaladas barracas nos 33 pontos monitorados pelo Instituto nas cores azul ? quando a água for considerada própria e vermelha ? quando a água for considerada imprópria para o banho. Os pontos impróprios serão interditados.
Em todas as barracas equipes de plantão estarão orientando moradores e veranistas para não tomarem banho nos locais proibidos e sobre os danos que podem ser causados a saúde e como é feito o processo de análise da água. A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e também presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o número de pontos impróprios para banho tende a crescer com o aumento do fluxo de pessoas no litoral. O secretário faz um alerta à população para que não freqüente estas faixas do litoral e respeite as orientações dos técnicos do Instituto. ?O monitoramento será constante para evitar qualquer dano a saúde das pessoas que estarão no litoral durante a temporada 2005/2006?, disse Cheida.
Pontos impróprios
De acordo com o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues, o alto número de pontos impróprios para banho se deve às chuvas que ocorreram no litoral no último sábado (17), quando foi realizada a última coleta de água.
Ele ainda explicou que o resultado é embasado por cinco coletas feitas no período de 27 de novembro a 18 de dezembro. As condições de balneabilidade são sinalizadas pelos resultados predominantes nas últimas semanas de análise. ?Quando a situação de um ponto passa a ser crítica na última semana, o resultado divulgado será apenas desta coleta?, informou Rasca Rodrigues.
Foram considerados pontos impróprios para banho todos os cinco pontos analisados em Antonina e Morretes, os dois pontos analisados à esquerda e à direita do trapiche da praia de Encantadas, na Ilha do Mel. Em Matinhos, está impróprio para banho o ponto localizado no balneário Solymar – em frente ao Camping Club – e em frente ao mercado de pescados. Já em Guaratuba apenas os pontos localizados 100 metros à esquerda do Morro do Cristo e na praia de Caieiras em frente ao Comando de Policiamento estão sendo considerados próprios para banho.
Os quatro rios monitorados em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba foram considerados impróprios para banho.
Divulgação
Os resultados das análises serão divulgados todas as quartas-feiras durante 12 semanas. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também estarão disponibilizando os boletins em seu portal através do endereço www.pr.gov.br/meioambiente ou www.pr.gov.br/iap.
O Instituto vai distribuir ainda, semanalmente, cerca de 12 mil folhetos, sendo que o número de folhetos sobe para 30 mil no feriado do Ano Novo e para 50 mil durante o carnaval.
Relatório
O IAP lança na próxima semana uma publicação com os resultados do Monitoramento da Balneabilidade das Águas do Litoral realizados nos últimos 16 anos.
De acordo com o diretor do Departamento de estudos e padrões ambientais do IAP, Celso Augusto Bittencurt, a publicação irá trazer as análises feitas durante as 16 temporadas em 58 pontos diferentes. Os municípios monitorados foram Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.