Foto por: Paul Ellis
O zagueiro da Inglaterra Jamie Carragher afirmou nesta segunda-feira que a bola da Copa do Mundo, a Jabulani, favorece a Alemanha porque foi usada durante a temporada na Bundesliga.
“Às vezes vai direto, às vezes desvia sua trajetória no último momento. Para todos os times acontece o mesmo. Provavelmente com exceção da Alemanha”, afirmou Carragher.
Ouvido na concentração da Inglaterra sobre a utilização da Jabulani na Bundesliga nos meses anteriores à Copa, Carragher não mediu as palavras.
“Falamos justamente ontem (domingo, quando a Alemanha derrotou a Austrália por 4 a 0). Isso dá uma vantagem a eles. É evidente. Estou certo de que isso os ajuda”, afirmou.
“O fato de que eles puderam jogar com essa bola permite talvez que tirem pequenas vantagens”, prosseguiu o jogador, para explicar o bom rendimento dos alemães.
“A bola é muito diferente. Em cada treino, começamos fazendo passes de 30 ou 40 metros unicamente por isso”, contou Carragher, que quer se acostumar o quanto antes com uma bola que foi criticada por diversos goleiros.
“Há coisas estranhas. Todos os chutes que vi vão muito longe, por trás do gol. Ainda não vi um tiro livre passar logo acima da barreira ou que não fosse muito alto”, afirmou o zagueiro do Liverpool.
Na Alemanha, os times com contrato com a marca Adidas, fabricante, puderam utilizar a bola da Copa desde o início de 2010 e ela esteve presente em várias partidas da Bundesliga.
Inglaterra e Alemanha podem enfrentar-se nas oitavas de final, caso uma das duas termine em primeiro e a outra em segundo, em seus respectivos grupos.