BNDS prorroga prazo para cooperativas concorrerem a financiamento

Em todo o Brasil, chega a 1 milhão o número de trabalhadores que vivem da coleta de resíduos sólidos. São catadores de papel, papelão, plásticos, garrafas descartáveis, vidros e todo tipo de material que possa ser reaproveitado A estimativa é do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Para melhorar as condições de trabalho dessa parcela da população, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou uma linha de crédito exclusiva para as cooperativas de materiais recicláveis, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social, do Trabalho e Emprego e das Cidades.

Quem tem interesse no financiamento deve ficar atento. O prazo de inscrição, que terminava no dia 20 de dezembro, foi prorrogado até 31 de janeiro. O objetivo é permitir que um maior número de cooperativas tenham acesso ao financiamento.

Segundo a Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social, Heliana Tavares, com o crédito as cooperativas vão gerar mais trabalho e renda. É importante que as cooperativas de catadores acessem os recursos do BNDES para implantar, paliar e recuperar a infra-estrutura das cooperativas de coleta, explicou Heliana.

O presidente da Riocoop, do Rio de Janeiro, José Luiz Estácio, explicou que os recursos são uma antiga reivindicação das cooperativas e que vão beneficiar todos os cooperados. Vai ampliar o trabalho gerando mais emprego e renda para todo mundo, concluiu Estácio.

De acordo com Estácio, a Riocoop enviou 2 projetos, um deles voltado produção de biodiesel, por meio da coleta do óleo de cozinha. Além do combustível a gordura também dará origem a outros 8 produtos, entre eles o sabão.

Para saber como se inscrever basta acessar a página do Banco na internet pelo endereço, www.bndes.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo