BNDES vai financiar parte de nova plataforma da Petrobrás

Rio – A Petrobrás assinou hoje contrato de financiamento no valor de US$ 402 milhões, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para a construção de parte da plataforma P-51. O projeto de construção da P-51 prevê um conteúdo nacional mínimo da ordem de 60%, incluindo máquinas, equipamentos e materiais que atinjam, no mínimo, 60% de índice de nacionalização, de acordo com critérios do BNDES.

Gabrielli lembrou que, até 2010, o Brasil chegará a ter uma capacidade instalada suficiente para extrair 1,9 milhão de barris por dia. A produção atual está em 1,750 milhão de barris/dia, segundo o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. A P-51, disse ele, "tem um papel importante na continuidade do crescimento da produção".

A Petrobras firmou hoje outros dois contratos com o BNDES, referentes à construção de trechos dos gasodutos Sudeste/Nordeste(Gasene) e Coari-Manaus, na Amazônia. Os dois contratos de financiamento somam R$ 1,6 bilhão. Os recursos, divididos meio a meio, se destinam à construção do trecho inicial do Gasoduto Sudeste/Nordeste(Gasene), que fará a conexão entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e a instalação do gasoduto Coari-Manaus, na Amazônia. O presidente do BNDES, Guido Mantega, informou que esses empréstimos representam "a primeira parcela daquilo que vai ser, efetivamente, financiado".

A P-51 vai operar no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos(RJ), e deverá produzir 180 mil barris/dia de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás diários. O investimento total da P-51 atinge U$ 774 milhões, dos quais U$ 670 milhões se referem à construção e montagem da plataforma.

Já o Gasene propiciará a integração do transporte de gás entre as malhas Sudeste e Nordeste, enquanto o gasoduto Coari-Manaus prevê o transporte até a capital do Amazonas do gás natural produzido na província petrolífera de Urucu, substituindo o óleo diesel usado pelas usinas termelétricas da região. Para Mantega, "a Petrobrás é hoje a empresa que mais investe no país e o investimento da Petrobrás produz um efeito multiplicador muito importante".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo