O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 450 milhões para a Bahia Pulp, empresa fabricante de celulose pertencente ao grupo Sateri Bacell Ltd, com sede em Xangai, na China. Com o crédito, a capacidade de produção da empresa passará de 115 mil toneladas para até 365 mil toneladas anuais.
A unidade industrial da empresa fica em Camaçari, a 55 quilômetros de Salvador, na Bahia, e foi comprada do grupo brasileiro Klabin em 2003. Com o projeto de expansão, deverão ser criados 300 empregos diretos na indústria e 700 na área florestal.
O investimento total na construção da nova linha de produção será de R$ 985,7 milhões, com o restante do dinheiro a ser aportado pela própria companhia. Com isso, a Bahia Pulp deverá se tornar um dos cinco maiores fabricantes mundiais de celulose solúvel.
O grupo Sateri é também o maior produtor de viscose do planeta, o que explica o interesse da expansão da Bahia Pulp, já que a celulose solúvel é a principal matéria-prima deste tipo de tecido. Além disso, a empresa quer ainda diversificar sua linha de produção, atendendo também aos mercados de acetato, éteres e nitrato.
Atualmente, a Bahia Pulp possui 150 mil hectares de terras, cerca de metade disso destinado ao plantio de eucalipto, matéria-prima base para a fabricação de papel e celulose.