O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, recebeu a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ocasião em que discutiu parcerias para ampliar financiamentos para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Entre os diretores do Paraná, estavam presentes o vice-presidente Carlos Marés e o diretor administrativo-financeiro Amadeu Geara. Mantega declarou que a postura dos bancos de fomento – existentes apenas na região Sul, Minas Gerais e no Espírito Santo – são de extremo interesse do governo federal e que, por isso, o BNDES pretende intensificar este trabalho conjunto.
Durante o encontro, também foi apresentado o programa Pró-saúde, elaborado por técnicos do BRDE. O projeto propõe o subsídio para indústrias de medicamentos e fármacos, que não têm atualmente condições de competir com multinacionais da área.
O presidente do BNDES interessou-se pelo assunto e sugeriu ao diretor Maurício Borges que encaminhasse a possibilidade de o programa ser integrado ao Profarma – programa do governo federal em fase de implantação.
Também foi tratada a questão de garantias para pequenas e médias empresas, as possibilidades dos bancos de fomentos frente às PPPs (Parcerias Público Privadas) e a comemoração que será realizada no mês de março para marcar os 40 anos de parceria entre BNDES e BRDE.