Brasília ? O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai liberar R$ 2 milhões para a cidade de Olinda, dentro do Programa de Apoio à Preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro. A informação é de Mário Vendrell, diretor executivo do programa Capital Brasileira da Cultura (CBC). Segundo ele, na semana passada o presidente do BNDES, Guido Mantega, disse que em 2006 serão investidos R$ 20 milhões na recuperação de patrimônios históricos do país.
"Foram escolhidas três cidades alvo: Olinda, por ser a Capital Brasileira da Cultura; Ouro Preto, por ser um patrimônio histórico mundial; e Rio de Janeiro, por conta dos jogos Pan-Americanos", conta o diretor da CBC. Além disso, a própria organização está conseguindo patrocínios para viabilizar projetos em Olinda. "Já conseguimos patrocínio de um fabricante de tintas para recuperar as fachadas de todo centro histórico", destaca Vendrell.
Segundo ele, os benefícios para a Olinda cidade não vão se restringir ao período em que a cidade será a Capital Brasileira Cultural. "Vai ficar uma herança na cidade de coisas realizadas principalmente na área da cultura imaterial, porque a cidade vai procurar tudo que ela tem de melhor para mostrar e isso acaba ficando para anos futuros, para que atividades que ela não desenvolvia, ou eventos culturais que ela não fazia passem a fazer parte do calendário permanente."