O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de US$ 79,3 milhões para a Companhia Brasileira de Offshore (CBO), do grupo Fisher. Os recursos serão utilizados para a construção de três embarcações de apoio marítimo do tipo PSV-3000 (Platform Supply Vessel) no estaleiro Aliança, em Niterói (RJ), também do mesmo grupo. Os barcos destinam-se à prestação de serviços de apoio a plataformas de exploração e produção de petróleo.
Segundo o BNDES, o financiamento será com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e corresponde a 90% do valor do investimento de US$ 88,1 milhões. O projeto permitirá a manutenção de cerca de 600 empregos diretos e a geração de 96 novos empregos, acrescenta o banco.
Atualmente, a CBO possui uma frota de 13 embarcações em operação para a Petrobras. As embarcações do tipo PSV têm como função principal entregar os suprimentos necessários às plataformas de petróleo com segurança, rapidez e baixo custo. Em função da necessidade de transporte de cargas, o projeto prevê a instalação de equipamentos como tanques para granéis líquidos e sólidos, câmaras frigoríficas para gêneros alimentícios e convés adequado a cargas em geral.