O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 349,5 milhões para a Integração Transmissora de Energia, composta pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia, pela Eletronorte, Chesf e pela Engevix Engenharia.
Os recursos serão destinados à instalação de um conjunto de linhas de transmissão e subestações que compõem o trecho 2 do Complexo de Interligação Norte-Sul III.
O novo trecho, que terá expansão de 695 quilômetros, interligará o município de Colinas (TO) e o de Minaçu (GO). O BNDES terá participação de 70% no custo total do projeto, orçado em R$ 499,5 milhões.
Segundo o Banco, a nova linha trará benefícios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), como o escoamento da energia dos novos pontos de geração situados nos Estados de Tocantins e do Pará.
Além disso, trará redução de perdas de transmissão na região, com reflexo direto no custo de transmissão do SIN.
O projeto também aumentará a capacidade de exportação de energia da região Norte de 2,3 mil MW médios para 3,9 mil MW médios e a de importação e exportação da região Sudeste de 1,7 mil MW médios para 3,4 mil MW médios.