O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a criação do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel, para financiamento de todas as fases de produção desse combustível alternativo renovável, incluindo armazenagem e logística de distribuição.
Segundo a assessoria de imprensa do BNDES, o programa não tem dotação específica. Os recursos serão liberados à medida em que os projetos cheguem ao banco e sejam aprovados.
O novo programa objetiva viabilizar a meta do governo de adicionar no próximo ano até 2% de biocombustível ao óleo diesel comercializado no Brasil.
Além de apoiar até 90% dos itens em projetos com inclusão social ou até 80% para os demais projetos, o BNDES decidiu aumentar em 25% o prazo total de financiamento para compra de máquinas e equipamentos que utilizem motores preparados para usar pelo menos 20% de biodiesel ou óleo bruto vegetal adicionado ao diesel. São abrangidos por essa medida veículos de transporte de passageiros e de carga, além de tratores, colheitadeiras e geradores.
Dados do Ministério de Minas e Energia revelam que a produção de biodiesel, somente visando atender ao adicional de 2% de biocombustível ao óleo diesel em 2005, poderá gerar 150 mil novos postos de trabalho no país, em especial na agricultura familiar. A maior parte desses empregos (102 mil) estará concentrada na região Nordeste.