Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quarta-feira (23) a aprovação de financiamento no valor de R$ 349,5 milhões para a instalação de linhas de transmissão e subestações do Complexo de Interligação Norte/Sul, com 695 quilômetros de extensão.

continua após a publicidade

O trecho ligará os municípios de Colinas (TO) e Minaçu (GO), e faz parte de projeto a ser realizado pela Integração Transmissora de Energia, uma sociedade de propósito específico (SPE) que reúne, entre outros sócios, a Eletronorte, a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e o Fundo de Investimento em Participações Brasil.

Serão gerados pelo projeto 1.900 empregos, dos quais 1.500 diretos e 400 indiretos. Segundo informou a assessoria de imprensa do BNDES, o investimento permitirá o escoamento de energia de novos pontos de geração nos estados de Tocantins e do Pará, além de aumentar a exportação de energia das regiões Norte e Sudeste, dos atuais 2,3 mil megawatts (MW) médios e 1,7 mil MW médios, respectivamente, para 3,9 mil e 3,4 mil MW médios.

continua após a publicidade